O tema do Desafio de Costura Histórica desse mês é Silhueta e mais uma vez eu refiz alguma peça que eu já tinha no meu acervo. Dessa vez um stays 1780s. Desde a primeira vez que vi essa peça no acervo do V&A Museum quis fazer algo semelhante, mas de primeira eu não tinha encontrado um tecido parecido e por isso fiz uma versão em floral.
Molde e corte:
O molde desse stays está presente no Corset and Crinolines, da Norah Waugh, que passei pro papel com o auxílio de um projetor. Como eu já tinha feito um mockup anteriormente, pulei essa parte, já que eu sabia que o molde me serviria. Cortei o molde no tecido jacquard, entretela, brim e tricoline.
Costura e acabamentos:
Após o corte apliquei entretela no tecido externo para que este ficasse mais reforçado. Depois uni os painéis, costurando o tecido externo junto do brim e o forro separadamente. Abri a costura no ferro de passar nas duas peças.
Depois apliquei o soutache pra decorar a divisão dos painéis, marquei e costurei as canaletas e inseri as barbatanas - que dessa vez resolvi substituir abraçadeiras, um método que eu já vi algumas recriadoras utilizarem - e os cordões no decote. Depois uni a parte externa com o forro, deixando os avessos pra dentro.
Então pliquei o viés em volta de toda a borda (definitivamente uma das partes mais demoradas, haha), bordei os ilhóses à mão e estava pronto! Depois foi só arrematar fios soltos e passar o cordão, de forma espiralada como na época.
Resultado:
Eu fiquei bem feliz com o resultado! Realmente era uma peça que eu queria já fazia tempo e fiquei satisfeita de ter conseguido fazer algo pelo menos próximo do original. Foi interessante também observar as diferenças na costura e acabamento ao longo dos anos desde a minha primeira tentativa de fazer stays.
Ficha do desafio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.