Não é tão comum eu postar aqui sobre meus projetos do século XX mas resolvi compartilhar esse. É uma saia-calça que fiz baseada em um modelo de 1940s, mas que é possível ver cortes semelhantes sendo usados até hoje!
Modelo e referências
Minha principal referência foi o modelo que aparecia no manual d'O Corte Certo, cuja primeira edição data de 1948. Mas pesquisando encontrei modelos da década de 30 muito semelhantes, e apesar de um deles ter um corte diferente, ainda me deu ideias em relação a que cor usar.
Modelagem e corte
Para a modelagem eu segui os passos do manual. As únicas diferenças foram a abertura do gancho, que tracei baseado em um outro passo a passo do mesmo livro, e a largura das pernas, que fiz com um pouco de evasê. Também preferi fazer as abas dos bolsos mais arredondadas, e com uma vista.
Processo de confecção
O tecido que utilizei pra fazer foi uma viscose sarjada. A primeira coisa que fiz foi aplicar os bolsos na parte da frente.
Depois uni os lados do gancho na frente e nas costas com costura francesa. Então, fiz as pregas em cada peça.
Para fechar uni uma das laterais com costura francesa e a outra com uma costura reta com as bordas finalizadas em barra de lenço e então apliquei o zíper.
Os últimos passos foram a união do entrepernas, barras e aplicação do cós. Para decorar eu coloquei botões de massa nos bolsos e para fechar o cós, que é entretelado. Para fechar o cós usei ganchinhos costurados.
Resultado final
Gostei bastante do resultado final! A única coisa que me incomodou foi que resolvi testar um jeito novo de colocar zíper e ele ficou meio volumoso, haha. Mas consegui disfarçar depois, ao menos. Com certeza um peça que eu faria novamente, mudando tecidos, comprimentos e etc.
Ainda preciso tirar boas fotos dessa peça, aí atualizo aqui.
Referências
O Corte Certo - Método Racional de corte. Iracema F. Mota
Tania Sewlong - Megan Nielsen
Extra:
No canal saiu um vídeo mostrando como fiz a camisa dessas fotos, confira aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.